Review: DarkRoom

Continuando com a temática das reviews, desta vez venho dar-vos a conhecer a aplicação que estou a usar para escrever este texto. Chama-se DarkRoom e é uma simples aplicação de produtividade para autores.

O que é?

DarkRoom não é nada mais, nada menos, do que um editor de texto cuja principal função é esconder todo o background do computador, ou seja, criar um “quarto escuro”, sem distracções vindas do desktop, o que permite escrever sem ter a tentação de ir à web ou falar com aquela pessoa que acabou de entrar no messenger.

A aplicação é, como podem verificar no site oficial, um clone de uma aplicação exclusiva para o OS X (tiger) chamada White Room, criada devido à inexistência de alternativas para o Windows por Jeffrey Fuller.

Basicamente, é uma aplicação bem simples, não muito mais útil do que o bloco de notas do Windows, mas o simples facto de permitir escrever apenas com as palavras à frente é genial. Tal como já disse na review do FocusBooster, eu adoro aplicações simples. KISS.

DarkRoom permite algumas configurações básicas, tal como cores do ambiente e texto e o tamanho e tipo de letra. Também dá estatísticas sobre o trabalho corrente tais como número de palavras, caracteres e linhas.

Esta aplicação aplica-se mais a quem gosta de escrever maioritariamente ficção, ou algo do género que não precise de suporte de pesquisas ou formatação, logo exclui trabalhos escolares (por exemplo) ou profissionais a menos que tenham pachorra para depois passar tudo para um editor estilo Word para formatar como deve de ser.

Mesmo assim, tenho utilizado esta aplicação para escrever a grande maioria dos meus blog-posts e já não quero outra coisa. É muito bom não ser tentada a procrastinar com formatações ou outros programas visíveis, simplesmente abro a aplicação, new document, fullscreen e é só escrever. Como não tem spellchecking, nem me preocupo com isso, é só deixar as palavras fluir. Não há muito mais a dizer sobre esta aplicação, pois é muito simples mas, para mim, poderosa.

Podem fazer o download gratuito do DarkRoom aqui: DarkRoom

,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: